Obrigada D. Terezinha!!

Posted on janeiro 7, 2008

0


Aí no sábado você abre a geladeira de tem um monte de cenouras lá. O que fazer??? Sopa! Não, não. Muito quente. Suco? Não tenho laranjas! Hmmmm. Bolo!!!!

D. Terezinha é sogra da minha tia Estela. Há alguns anos ela me deu a receita do bolo de cenoura que ela faz. Minha mãe gosta muito então sempre faço. Foi o caso esse sábado.

Bolo de Cenoura da D. Terezinha
3 cenouras não muito grandes
3 ovos
1/2 copo (requeijão) de óleo
1/2 copo (requeijão) de leite
2 copos (requeijão) de açúcar refinado
2 copos (requeijão) de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó

Explicação 1
Bater no liquidificado as cenouras descascadas e picas, os ovos, o óleo e o leite. Misturar o açúcar e a farinha. Adicionar a mistura de cenouras, incorporar bem (com batedeira ou á mão). Adicionar o fermento e misturar. Colocar em forma untada e enfarinhada, forno pré a 200ºC, de 30 a 40 minutos até estar levemente dourado.

Explicação for dummies
1. Aquecer o forno a 200ºC (e fechar a porta). Untar um forma grande (aquelas retangulades de uns 30cm deve dar, nunca fiz em redondo)
2. Descascar e picar a cenoura.
3. Na jarra do liquidificador ou do mixer colocar o óleo, o leite, os ovos (testar os ovos quebrando em um vasilhame antes de adicionar aos outros ingredientes) e a cenoura. Bater até ficar homogêneo de 2  a 3 minutos.
4. Misturar em um bowl ou travessa (pode ser de qualquer material) a farinha e o açúcar. Adicionar a mistura de cenouras e bater a mão ou na batedeira até homogeneizar. A textura da massa é bem líquida mas consistente.
5. Adicionar o fermento a essa mistura e misturar delicadamente com uma colher.
6. Colocar na forma untada e deixar bem nivelado.
7. Depois de abrir a porta do forno, colocar a forma dentro e assar de 30 a 40. Não abrir o forno antes do bolo crescer, tipo uns 30 minutos. Depois disso, testar com um palito de dente. Enfiar no centro do bolo e retirar; o palito deve estar seco!!!

Bom as medidas são caseiras e não muito precisas, mas dá bem certo. Dá próxima vez eu faço um ficha técnica e meço tudo direitinho.

Ah, a cobertura de chocolate! São várias receitas, depende do seu gosto.  Tem uma que a minha mãe ensinou quando eu era pequena e da pra fazer no microondas ou no forno. Só colocar medidas iguais (tipo: colheres, xícaras ou copos – depende de quanto você quer fazer) de açúcar, achocolatado ou chocolate em pó ( o primeiro deixa mais doce), leite e manteiga sem sal. Coloca tudo na panela, e aquecer até dissolver bem – pode dar um fervidinha. Ele fica bem líquido e licoroso. Quando esfria, fica um pouco mais espesso. Essa calda serve pra sorvete também. Se fizer uns furos no bolo com garfo e cobre essa calda fica bem bom pois umedece o bolo.

Depois eu posto outras receitas de cobertura!

Pronto, acabou!

Anúncios
Posted in: Receitinhas