Almoço para Reitoria

Posted on junho 25, 2008

0


Aí na terça-feira (17/06) eu pedi para faltar no trabalho para participar de um evento na faculdade. Participar não, fazer! Era uma almoço para a reitora da universidade que seria no nosso campus. O chef que organizou foi o Daniel Frenda. Ele marcou para começarmos a trabalhar às 8:00 e o serviço seria entre 12:30 e 13:00.

Bom, lá estava eu às 8:00 pronta – na verdade acordei às 5:00 porque o celular da minha mãe a caminho do aeroporto ficou ligando pra mim muitas vezes. A equipe de alunos foi composta por mais seis: Ju, Igor, Raphael, Guga, Érica e Raquel. O chef dividiu as funções por prato e lá fomos nós. Eu fiquei com a entrada: sopa creme de abóbora com quenelles de ricota.

Primeiro trabalho, fazer o fundo. Aula de habilidades básicas. Cenoura, alho poró e cenoura picados grosseiramente, mais carcaça de um frango, sachê com aromáticos (louro, pimenta em grãos, salsinha etc) água e fogo. Deixa lá e vai descascar a abóbora. Uma inteirinha. Depois pica. Aí coa o fundo e cozinha a abóborá nele. Eu queria ter tirado várias fotos de várias etapas de todos os pratos, mas era muito trabalho, não deu tempo. Depois de cozidas, adicionar às abóboras temperos e um pouco de suco de laranja.

Fundo ao fundo e as duas panelas de mandioquinha da Ju.


Eu descasquei uma abóbora inteira e depois piquei em cubos …

 

O cardápio era os seguinte (as fotos dos pratos são do chef Daniel):

Entrada: Sopa Creme de Abóbora com Quenelles de Ricota, Azeite Trufado e Pistache (a foto está com problemas)

Primeiro Prato: Camarões ao urucum com purê de mandioquinha e leite de coco, camarões empanados com bisque

Segundo prato: Carré de cordeiro recheado com figos secos, legumes à provençal e bolinhos de berinjela

Sobremesa: foram as chefs de confeitaria que prepararam. Não sei os nomes, tinha uma salada de frutas aromatizada, um tipo eclair/rosquinha com recheio que parecia de amarula e um mosse de chocolate com um praliné em cima.

Teve também os pães que o chef Shimura fez para o couvert e vários bombons que acompanharam o café.

Claro que o serviço atrasou, começou quase duas horas. Metade da equipe ficou na cozinha embaixo finalizando e outra metade ficou em cima aquecendo. Aí sempre antes de servir algum prato eu ligava pro pessoal de cima aquecer e descer com as preparações pra gente finalizar e montar os pratos.

Eu adorei! Valeu galera! Me diverti muito e nem vi o tempo passar. Claro que era um evento para 14 pessoas então nem foi pesado considerando que éramos sete alunos mais o chef. Foi bem tranquilo. Agora tenho que fazer relatório para contar as atividades complementares da faculdade.

Pronto, acabou!

Posted in: Causos, Comidinhas